A reinserção do balanço na vida adulta é um convite ao retorno à perspectivada da infância, a rejuvenescer a vida, recuperando a mágica através de uma das coisas mais familiares e comum a todos nós. Assim, este reencontro com o balançar, que na mais remota das associações pode nos levar de volta ao balançar nos braços dos nossos pais, um balançar que acolhe, que refugia, reconforta ao mesmo tempo que reduz a monotonia da vida.

FOTÓGRAFO

Foi pensando neste universo familiar e íntimo que construímos nosso conceito de balanço, diretamente ligado ao ato de sentar, foi nele que buscamos nossa estrutura, nossa base, e nada melhor do que uma base que além de tradicional e familiar a todos ainda possui uma forma côncava, a forma de uma concha, o que reforça a ideia do acolher, do aconchegar. Para tal fizemos uso da concha de uma cadeira muito familiar aos brasileiros, já que pode ser encontrada em diversos lugares comuns, como em estações de trem e de metro.

FOTÓGRAFO

Tendo a concha como base procuramos nos detalhes reforçar a ideia do envolver, o balanço recebe então uma trama que envolve toda a concha formando uma malha, um padrão que lembra uma teia, feita com cordas que depois se unem em dois pontos formando uma trama delicada, em Macramê, que segue até o ponto onde será fixado. O uso de cordas finas pode até mesmo gerar uma dúvida se o balanço pode realmente sustentar o peso de uma pessoa, o que certamente pode, e cria também um contraste interessante entre o peso visual da concha com a leveza das cordas e a delicadeza do trabalho em Macramê.

 

Presente no universo adulto mas buscando um retornar, queremos que todos se percam no tempo e no espaço do reencontro com a infância.

FOTÓGRAFOimg_2897_3

 

 

 

 

 

Créditos: Feito à convite do BoomSPdesign, Museu da Casa Brasileira e Governo do Estado de São Paulo. Com participação da artista convidada Leticia Matos que contribuiu com o macramê. Fotos por Fábio Zanzeri.

Exposição individual no Museu da Casa Brasileira (São Paulo/SP) de 02 de fevereiro à 02 de maio de 2014.

Confira algumas fotos de Making Of:

img_1922_2 img_2081_2

img_2721_2 img_2798_2

Ficha técnica: 

Concha feita em PP (Polipropileno) injetado, estrutura em aço e cordas náuticas.

Clientes: Museu da Casa Brasileira, Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e BOOMSPDESIGN.

Ano: 2014

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s