Em 2014 fomos convidados pela marca franco-brasileira L’Occitane au Brésil para desenhar a nova linha Caju que foi lançada em setembro de 2016.

site_studio_renata_moura_caju_loccitane_1

Pensando no regionalismo do Brasil optamos por escolher uma região que representasse o caju, assim chegamos ao Nordeste e na cidade de Aracajú/SE. Aracajú significa ‘cajueiro das araras’, e nesta cidade acontece a festa ‘Forró do Caju’ na Avenida dos Mercados.

site_studio_renata_moura_caju_loccitane_2

Os mercados, que eram uma grande inspiração para a marca no início da atuação dela no Brasil, são espaços de convivência, de coexistência de pessoas e culturas, sendo um centro de regionalismo. Entrando nesses mercados, uma das embalagens que nos chamou a atenção foram os potes de conservas. Acabamos usando esses potes tradicionais de conserva e conectamos eles com o desenho de frascos de farmácia antigos. Assim, chegamos ao resultado do pote que apelidamos carinhosamente de ‘Pote Poção’, que vem de ‘poção mágica’, já que esse creme firmador faz milagres com o corpo feminino.

caju-creme-firmador

Além do pote, desenhamos também o sabonete da linha, que remete claramente à castanha do caju, de onde é extraída a semente. O sabonete é massageador, tendo um formato ergonômico que se encaixa perfeitamente nas mãos.

site_studio_renata_moura_caju_loccitane_3

caju-sabonete-massageador-3x

O design gráfico da linha teve uma série de referencias. A proporção do laranja com o areia foi retirada da proporção da própria fruta. As cores foram inspiradas no pôr do sol do litoral do nordeste brasileiro. A tipografia e os elementos gráficos foram inspirados no Design Vernacular* e na sensualidade das curvas do corpo feminino.

*manifestações (que podem tomar várias formas, gráficas ou de produtos) intrinsicamente ligadas à alguma cultura local ou regional, como por exemplo, letreiros, sinalizações e ornamentação de carrocerias de caminhões.

 

linha_caju_2

caju-linha-completa

site_studio_renata_moura_caju_loccitane_4

Confira o video da L’Occitane au Brésil que conta uma pouco mais sobre a Linha Caju:

Fotos: Cauê Diniz
Video: Trilha Mídia

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s