Em 2016, a marca franco-brasileira L’Occitane au Brésil, convidou o Studio Renata Moura para desenhar mais uma linha de produtos. Do frasco aos rótulos, desenvolvemos a linha completa de Patauá, que chegou às lojas em março de 2018.

Com poder de dar brilho e maciez aos cabelos, o patauá, do alto da palmeira, recebe a luz do sol e balança com o movimento dos ventos do Norte do país, mais especificamente em Anajás, na Ilha do Marajó. A muito tempo conhecido pela população da região, seus frutos são colhidos de forma artesanal e processados para a retirada do rico óleo que nutre e repara a fibra dos cabelos.

A linha completa de Patauá é composta por outras três sublinhas: Tratamento Capilar, Reparação Nutritiva e Hidratação Equilibrante, proporcionando assim, cuidado e resultado comprovado para os cabelos de todas as brasileiras.

Linha completa de Pataúa

O design gráfico da linha é rico em detalhes e faz referência a muitos elementos do universo dessas palmeiras. O stamp em forma de gota remete diretamente ao óleo de patauá, principal ingrediente da linha, e traz também uma ilustração do fruto mostrando uma parte da polpa e outra da semente, que tem veios que lembram fios de cabelo.

Fruto com casca, à esquerda, e semente com veios que remetem a fios de cabelo

Para trazer mais brasilidade e rusticidade, adicionamos uma textura de trançado de palha no fundo do stamp, remetendo às cestarias muito utilizadas pelos ribeirinhos na coleta dos frutos.

Logo abaixo do stamp, criamos uma tarja com informações sobre o produto, como sua descrição, quantidade de óleo, volumetria e marca. A forma remete ao espaço que se abre na superfície de um líquido quando uma gota cai.

 

A escolha de cores também foi um passo importante, elas criam a diferenciação entre as três sublinhas e também entre os tipos de produtos (mais claro para os shampoos e mais escuro para os condicionadores, máscara, óleo e finalizadores). Para a linha Hidratação Equilibrante, a com menor concentração de óleo de patauá, foi utilizado o turquesa para transmitir a sensação de frescor. Na linha Reparação Nutritiva, utilizamos o marsala: uma cor mais quente para demonstrar maior quantidade de óleo que a linha anterior. E na linha Tratamento Capilar, a mais rica em óleo, utilizamos a cor roxa, originária do próprio fruto.

Para a marca Patauá, utilizamos uma fonte serifada, aplicada com acabamento metalizado, que lembra a cor do próprio óleo. Esse metalizado também está presente na marca L’Occitane au Brésil e no contorno do stamp em formato de gota. Tudo isso para trazer elegância, austeridade e sofisticação para esse produto que é considerado a linha mais premium para tratamento capilar da L’Occitane au Brésil.

As formas do frasco e suas proporções foram inspiradas do tronco da palmeira do patauá. Na parte superior, fizemos uma curva mais ovalada para remeter ao fruto e à semente. Na base, projetamos uma curva mais suave para dar mais elegância, soltura e leveza aos produtos.

À direita, ilustração de uma palmeira do patauá por João Barbosa Rodrigues

Confira o vídeo da L’Occitane au Brésil que conta uma pouco mais sobre a criação da Linha Patauá com comentário do Sr. Zé Maria e da designer Renata Moura:

 

Fotos: Cauê Diniz
Video: Trilha Mídia

Cliente: L’Occitane au Brésil
Ano: 2018