Quando procurada pela reportagem, a designer Renata Moura (www.renatamoura.com) estava em Paris, a caminho de Milão, para visitar um dos maiores eventos de design do mundo. Quem a conhece sabe que ela está sempre assim, correndo atrás de tudo o que for importante para crescer na profissão que escolheu quando ainda tinha 7 anos. “Vi a cadeira Panton em um livro da minha mãe e decidi naquele momento ser designer”, conta. Com apenas 29 anos, a catarinense radicada em Curitiba coleciona prêmios e trabalhos importantes em seu currículo graças ao talento, determinação e muito suor. Hoje, se dedica a trabalhos autorais desenvolvidos de maneira independente e às criações para diversas empresas, como a Coteminas, das marcas Artex, Santista e MMartan. Muitas de suas peças carregam o apelo emocional: são lúdicas, coloridas e multifuncionais.

Ao projetar uma peça ou um objeto, penso no bem-estar e no conforto que eles podem trazer às pessoas. Meu segredo é amar o que faço.

Os materiais diversos: madeira, espuma, Lycra e especialmente plástico. “Sempre vejo que tem como a gente aprimorar as coisas ao nosso redor para que elas funcionem melhor, durem mais e sejam mais agradáveis aos olhos. Minha intenção é melhorar a vida das pessoas, trazendo mais conforto, alegria e prazer através dos objetos”, diz.

Data da publicação: Junho de 2010

Edição nº 586