A catarinense Renata Moura se destaca em concursos no Brasil e no exterior com suas criações divertidas.
Mania de ganhar prêmios
Com apenas 29 anos, a designer catarinense Renata Moura já ganhou alguns dos mais importantes prêmios e indicações do mundo do design, como o IDEA e o IF Awards. O talento precoce se justifica pela paixão antiga. A vontade de trabalhar com arquitetura apareceu quando, aos 4 anos, acompanhou a reforma da casa onde morava. Aos 7, viu em uma revista a foto da cadeira Panton e se apaixonou. Então decidiu que queria desenhar móveis quando crescesse.
A partir daí, não deixou mais de acompanhar as revistas de arquitetura, decoração e arte, e de frequentar museus e lojas bacanas – hábitos que mantém até hoje e que a inspiram em suas criações.
Com o apoio dos pais, Renata saiu de Joinville e foi para Curitiba cursar Desenho Industrial – Projeto do Produto, na PUC do Paraná. Determinada como sempre, dedicou-se muito durante os quatro anos. “Durante a faculdade fiz 10 estágios porque queria trabalhar em diversas áreas e ter certeza do que iria fazer”, diz Renata. Ainda nesse período, ganhou os primeiros prêmios no Salão Design Movelsul, em Bento Gonçalves (RS) – a mesa para telefone Triiim foi uma delas.
De inspiração retrô, o móvel evidencia o lado nostálgico de Renata. “Sou louca por objetos antigos, eles eram projetados para durar a vida toda e tinham um design lindíssimo”, diz. Na casa da designer o que não falta são peças vintage
“Tenho objetos da minha avó, outros que comprei em antiquários. Gosto de me cercar de coisas bonitas para desenhar e esses objetos me inspiram.”
Dois anos depois da premiação da mesa Triiim, recebeu Menção Honrosa do Museu da Casa Brasileira pelo pufe UoooU. Seu terceiro produto de repercussão foi o minirrefrigerador Brastemp Retrô, que desenvolveu enquanto trabalhava na fabricante de eletrodomésticos Multibrás, hoje Whirpool. Outra peça premiada é o banco multiuso Goma, de plástico rotomoldado, lançado em 2007. “Adoro o plástico pelas infinitas possibilidades de formas que ele gera.”
Tanta determinação rendeu bons frutos, e hoje a catarinense comemora o sucesso com mais uma mudança de endereço. Dessa vez, Renata vem para São Paulo, onde tem estado na maior parte do seu tempo para fechar negócios. “Além das oportunidades de trabalho serem enormes, a vida cultural é maravilhosa”, festeja.
Data da publicação: Julho de 2009